A PEDRA REJEITADA SE TORNA A PEDRA PRINCIPAL DA IGREJA.

09 de Março de 2012

O Evangelista São Mateus traz-nos, hoje, uma parábola que, de certa maneira, sintetiza e antecipa a Paixão de Jesus, que vamos celebrar uma vez mais dentro de poucas semanas; trata-se da parábola dos maus vinhateiros que, depois de terem maltratado os primeiros emissários, agarram O Filho enviado pelo Dono, O maltratam também, arrastam-No para fora da vinha e O assasinam. Quando O Senhor da vinha vier pessoalmente, que fará?

A resposta foi pronta: “fará perecer, miseravelmente, aqueles desgraçados, e arrendará a Sua vinha a outros, que Lhe dêem o fruto devido, no tempo oportuno.” E Jesus, então, conclui: “nunca lestes na Escritura…” e cita um salmo, o salmo 117: “A Pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se A Pedra principal da edificação.”

Esta afirmação, contida no salmo e proposta por Jesus, em primeiro lugar, referia-se a Ele mesmo. Ele mesmo foi A Pedra que os construtores rejeitaram, jogando-A na lata do lixo, isto é, crucificando-O fora da cidade de Jerusalém, mas buscada, por Deus, lá onde estava, na lata do lixo, isto é, no túmulo, foi trazida para a construção, para tornar-Se A Pedra principal da nova construção de Seu povo; da nova construção da Igreja.

Na esteira de Jesus, isto se repetiu na vida de muitos cristãos que foram rejeitados, que foram negligenciados, que foram desprezados e que sofreram pelas mãos dos homens, mas que foram eleitos e eram preciosos aos olhos de Deus. O Santo Cura de Arse quase não pôde ser ordenado sacerdote, porque os seus superiores o julgavam uma pedra a ser rejeitada, ao menos na candidatura para o Sacerdócio. No entanto, foi buscada por Deus e tornou-se, com sua vida, e com o testemunho de sua pregação ardorosa e de sua preocupação apostólica, exemplo a ser imitado por todos os Sacerdotes que tem Cura de almas.

Santa Bernadete – dizem os biógrafos – recebeu sem número de humilhações no convento para onde ingressou, após ter sido privilegiada com as aparições de Nossa Senhora, em Lourdes, por parte de sua superiora: “não serve para nada.” O bispo, então, respondeu à superiora: “se não serve para nada, eu a tornarei capaz e responsável pela oração de intercessão.” E a Igreja, mais tarde, a canonizou como santa, não, porém, à madre superiora.

E assim, tantos outros que não serviam para nada aos olhos dos homens, eram eleitos e preciosos a Deus. Esta história começou com Jesus, A Pedra rejeitada que foi buscada e Se tornou A Pedra principal. Esta história se continua na vida do Cristianismo, e está história é atual em todos os tempos. (*)

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Manuela  On março 10, 2012 at 12:36 am

    A sua bênção estimado Pe. Saraiva
    Não sou titular de blog, nem teria condições. Mas venho aqui com alegria, gosto de suas postagens .
    A mensagem presente nos traz um assunto que ocorre no dia a dia. Muitos possuem um coração em Deus mas assim não são vistos pelos demais. Mas Deus sempre os honra. Inclusive está escrito que os últimos serão os primeiros.
    Tenha um lindo alvorecer.
    Feliz e santo domingo. Deus lhe abençoe.

  • Manuela  On março 10, 2012 at 11:04 am

    Bom dia Pe. Saraiva
    A Paz de Jesus e o Amor de Maria
    Que sejamos sempre pessoas abertas ao Amor do Pai .
    O evangelho de hoje é muito bonito, Lucas, onde nos fala que somos herança dele. Nos relata também a volta do filho pródigo…
    Achava que ontem fosse sábado, não sei porque.
    Aceite o amor deDeus e faça desse amor a base do amor pelos outros. Receba a aceitação de Deus sabendo que você será transformado em tudo aquilo que Ele deseja que você seja. Que Jesus e nossa querida Mãe nos abençoem, e derramem fé, amor e perdão sobre nossas vidas. Feliz sábado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: